laoding

AGÊNCIA ALAGOAS - Seminário discute prevenção à gravidez na adolescência em Alagoas

October 21, 2013

Realizado no Auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares, o Seminário foi uma iniciativa da Ong Visão Mundial por meio da campanha Saúde para as Crianças Primeiro. A ação teve como finalidade definir propostas de trabalho para prevenir a gravidez na adolescência em Alagoas.

A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Políticas Públicas para a Criança e Adolescente, participou nesta quinta-feira (13), do Seminário Mortalidade Materno-Infantil e gravidez na adolescência: um desafio a ser enfrentado.

Realizado no Auditório Aquatune do Palácio República dos Palmares, o Seminário foi uma iniciativa da Ong Visão Mundial por meio da campanha Saúde para as Crianças Primeiro. A ação teve como finalidade definir propostas de trabalho para prevenir a gravidez na adolescência em Alagoas.

Durante seminário, foi lançada também uma campanha estadual de prevenção à gravidez na adolescência e a implementação de um grupo de trabalho para preparar uma experiência piloto em Alagoas, além de um grupo para o monitoramento dessa experiência.

A solenidade de abertura do evento foi conduzida pela secretária da Mulher, Kátia Born. Em seu pronunciamento, Born destacou a importância do evento e a necessidade de uma maior atenção para a criança e o adolescente. Ela informou que a Superintendência da Criança e do Adolescente tem buscando com organizações governamentais e não governamentais. “É preciso que se trate a gravidez na infância e adolescência com muito entrosamento com a educação a fim de fazer um trabalho permanente junto com os professores em todas as escolas dos municípios preparando a criança e adolescente”, declarou a secretária, defendendo ainda a criação de mais creches.     

A programação teve continuidade com apresentação da palestra “Gravidez na adolescência: fator de risco para a mortalidade infantil e materna” ministrada pelo presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Alagoas, médico Telmo Henrique. A assessora de Saúde Materno-Infantil da Org Visão Mundial, Karina Lira, apresentou o tema: “Dados do estudo e experiência: visão mundial sobre mortalidade intantil de filhos de mães adolescentes”.

Na sequência do evento, o superintendente da Criança da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, Claudio Soriano, proferiu palestra sobre o tema “Situação (epidemiológica) da gravidez na adolescência em Alagoas”. Os trabalhos prosseguiram à tarde com a formação de grupos de trabalho para a construção de propostas de intervenção em um município a ser escolhido para a prevenção da gravidez na  adolescência.

O evento contou com a participação de parceiros como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sociedade Alagoana de Pediatria e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, além de representantes de organizações não-governamentais, organizações governamentais, e representantes de Conselhos Tutelares de Alagoas.

 

Publicado em Agência Alagoas